Come On In My Kitchen é, inegavelmente, um dos maiores clássicos e uma das músicas mais regravadas de Robert Johnson. É uma letra que fala sobre a tristeza por uma mulher que o deixou.

Interpretação de Come On In My Kitchen

You better come on in my kitchen…Well, it’s goin’ to be rainin’ outdoors (É melhor você entrar na minha cozinha… Bem, vai chover ao ar livre)

Provavelmente, Robert Johnson estava convidando outra mulher a se juntar a ele uma vez que sua antiga mulher o deixou por outro. Esta mulher, que aliás, ele a tirou de seu melhor amigo.

The woman I love, took from my best friend. Some joker got lucky, stole her back again (A mulher que eu amo, tirei do meu melhor amigo. Algum palhaço teve sorte, roubou-a de volta.

Sem dúvida a vida não era fácil para ninguém naquelas bandas do sul dos Estados Unidos. rs

Magia?

Porém, de acordo com a letra, isso foi, de certa forma, premeditado pelo autor, ao que descreve a frase:

Oh, she’s gone, I know she won’t come back. I’ve taken the last nickel out of her nation sack (Oh, ela se foi, eu sei que ela não vai voltar. Tirei o último níquel do seu “nation sack”)

“Nation Sack” é um tipo de Mojo Bag, que só pode ser usada por mulheres, com a finalidade de manter seu homem fiel. Esta espécie de bolsa mágica é um item da cultura Hoodoo, que é um ritual afro-americano seguido por alguns descendentes de escravos norte-americanos. O termo em português do Brasil mais próximo de “mojo bag” ou “nation sack” seria patuá.

Quando Robert Johnson “tirou o último níquel” do “nation sack” dela, ele o fez com o propósito de que ela o deixasse livre. Dessa maneira ele poderia “convidar para a sua cozinha” quem ele bem entendesse.

Equipamentos usados

Guitarra: Lap Steel afinado em A aberto (Open A: E A E A C# E) com captador Seymour Duncan ’59.
Cordas: Daddario 011
Slide: Aço inox de fabricação própria
Amplificador: Handmade com base no clássico Fender Tweed Princeton 5F2-A lançado originalmente no ano de 1959. Este amp foi feito pelo meu amigo Rômulo Carvalho.
Gabinete: 2 Celestion Vintage 30
Pedais: Suhr Riot (leve boost de ganho), Barber LTD SR e Electro-Harmonix Cathedral (reverb).
Microfones: Sennheiser MD 421 e Royer R-10

Violão: Martin 000-15M (todo em mogno)
Microfones: 2 Rode NT5

Microfone para a Voz: Electro Voice RE-20