Em contraste com outras canções de Robert Johnson esta é uma música relativamente pouco tocada e gravada. If I Had Possession Over Judgement Day é um Blues quase mântrico e hipnótico composto primordialmente de um envolvente e repetitivo padrão que se estende por toda a música.
Interpretação de If I Had Possession Over Judgement Day
Do mesmo modo que em muitas outras músicas de Robert Johnson, esta é mais uma que trata sobre uma mulher que o deixou por outro homem.
And I went to the mountain lookin’ far as my eye could see. Some other man got my woman and the -‘a Lonesome blues got me (Eu fui até a montanha, olhando longe tanto quanto meus olhos podiam ver. Outro homem estava com minha mulher e uma tristeza solitária tomou conta de mim.)
Esta é uma letra bastante direta, em contrapartida com as muitas metáforas que Robert tanto usa em suas músicas. Semelhantemente à outras letras de sua autoria, ele demonstra uma boa dose de rancor como neste verso.
If I had possession over judgment day, Lord, the little woman I’m lovin’ wouldn’t have no right to pray. (Se eu fosse dono do dia do julgamento, Deus, a mulherzinha que amo não teria direito de rezar)
Apesar de parecer rude para algumas pessoas com o olhar de hoje, este tipo de abordagem é muito comum em letras daquela época, no início do século XX.
Influência
Outra canção claramente influenciada por outro artista, algo também muito comum na época, If I Had Possession possui diversas semelhanças com Roll and Tumble Blues de Hambone Willie Newbern, gravada em 1929. Robert Johnson a gravou em 1936.
Equipamentos usados
Guitarra: Lap Steel afinado em A aberto (Open A: E A E A C# E) com captador Seymour Duncan ’59.
Cordas: Daddario 011
Slide: Aço inox de fabricação própria
Amplificador: Handmade com base no clássico Fender Tweed Princeton 5F2-A lançado originalmente no ano de 1959. Este amp foi feito pelo meu amigo Rômulo Carvalho.
Gabinete: 2 Celestion Vintage 30
Pedais: Suhr Riot (leve boost de ganho), Barber LTD SR e Electro-Harmonix Cathedral (reverb).
Microfones: Sennheiser MD 421 e Royer R-10
Violão: Martin 000-15M (todo em mogno)
Microfones: 2 Rode NT5
Microfone para a Voz: Electro Voice RE-20