Milkcow’s Calf Blues (ou apenas “Milkcow’s Calf”) é uma música relativamente pouco tocada do lendário Robert Johnson. Ela é frequentemente confundida com outras canções com o mesmo nome ou com o nome parecido, como a famosa composição de Kokomo Arnold “Milk Cow Blues” que foi regravada por ninguém menos que Elvis Presley.

Interpretação de Milkcow’s Calf Blues

Não é muito claro sobre o que ou quem exatamente Robert Johnson quis retratar na música, mas, ao que tudo indica, de acordo com algumas interpretações, é que se trata de seu envolvimento com uma mulher casada e mais velha. E, sendo assim, a letra é cheia de expressões de duplo sentido.

Aos olhos de hoje, pode soar bizarro ou, no mínimo, engraçado, mas em um cenário rural, em outra época e cultura, era perfeitamente normal se referir à mulher como “milk cow”, ou seja, “vaca leiteira”.

Na letra é possível perceber que ele não estava satisfeito com o relacionamento, possivelmente porque ela estava evitando-o.

Tell me, milkcow, what on earth is wrong with you? (Diga-me, vaca leiteira, o que afinal há de errado com você?)

Outra frase demonstra ainda mais claramente que este relacionamento não ia bem:

Well, now she in trouble with some other man bull, cow, hooo, in this strange man’s town. (Bem, agora ela está com problemas com outro homem (touro), hooo, nesta estranha cidade)

Como em Come On In My Kitchen, esta é mais uma música que mostra que as coisas não eram muito fáceis por lá! rs

Aparentemente Robert Johnson gostava de se envolver com mulheres mais velhas e, principalmente, casadas. Suspeita-se que sua controversa causa da morte tenha sido envenenamento por vingança de um marido traído.

Equipamentos usados

Guitarra: Gibson Les Paul R9 afinada em A aberto (Open A: E A E A C# E).
Cordas: D’addario 010.
Slide: Aço inox de fabricação própria
Amplificador: Handmade com base no clássico Fender Tweed Princeton 5F2-A lançado originalmente no ano de 1959. Este amp foi feito pelo meu amigo Rômulo Carvalho.
Gabinete: 2 Celestion Vintage 30
Pedais: Suhr Riot (leve boost de ganho), Barber LTD SR e Electro-Harmonix Cathedral (reverb).
Microfones: Sennheiser MD 421 e Royer R-10

Violão: Martin 000-15M (todo em mogno)
Microfones: 2 Rode NT5

Microfone para a Voz: Electro Voice RE-20