Slide ou bottleneck (gargalo de garrafa) é aquele pequeno tubo cilíndrico que usamos para tocar guitarra enquanto que guitarra slide (ou slide guitar) é o nome da técnica em si.

Origem do Slide

A técnica do slide tem origem em instrumentos africanos e havaianos que, na efervescente cultura da música negra norte-americana, ganhou novos ares, principalmente no Blues, mas também no Country.

Há uma história, não confirmada oficialmente, que um músico negro do sul dos Estados Unidos estava em um bar onde, na noite anterior havia acontecido uma briga em que garrafas foram quebradas. Vendo um gargalo de garrafa no chão (bottleneck), este músico teve a ideia de usá-lo em seu violão. O clima úmido da região bem como os instrumentos baratos e de baixa qualidade tornavam os violões muito difíceis de serem tocados da forma tradicional devido à altura das cordas com relação ao braço. Dessa maneira, a adaptação do bottleneck ao instrumento, além de adicionar uma nova estética sonora, também resolvia este problema de tocabilidade. Bingo!

Slide
Slide

Há relatos de músicos pioneiros do Blues que, surpreendentemente, usavam até mesmo um canivete no lugar do slide nos primórdios do estilo.

A Técnica

O slide pode ser feito de metal (aço, latão, bronze…), vidro, cerâmica ou, menos comumente, de outros materiais como madeira e acrílico. É usado na mão da escala do instrumento (esquerda para destros ou direita para os canhotos). Em sua maioria é usado nos dedos anular ou mindinho. Mesmo que raramente é possível vê-lo sendo usado no dedo médio e ainda mais raramente (eu mesmo nunca vi) no dedo indicador.

O slide deve encostar na corda com pressão suficiente para fazê-la soar, mas esta não deve encostar no traste, pois soaria quase como uma nota tocada sem ele.

Quer aprender a tocar Guitarra Slide? Clique aqui!

É muito comum o uso de afinações diferentes, especialmente as chamadas afinações abertas, como a Open E usada em Hellhound On My Trail.

Lap Steel

É um instrumento usado para se tocar no colo (lap) com cordas de aço (steel) com origem na guitarra havaiana. O Lap Steel, diferentemente da guitarra, não possui trastes e tem um timbre mais brilhante.

Fechar Menu